Sacolada Cast │ A Viagem de Chihiro - Analise

A Viagem de Chihiro - Um anime que retrata uma das mais importantes fazes da vida (Adolescência)


A Viangem de Chihiro é um filme de animação japonês de 2001. Se trata da décima terceira produção dos Studio Ghibli, e o sétimo longa-metragem dirigido por Hayao Miyazaki dentro do estúdio.



A história da animação fala sobre uma menina chamada Chihiro, que está de mudança para outra cidade e, como toda criança, não aceita o fato de ter que deixar os amigos para trás. 

Durante a viagem de carro, os pais resolvem seguir um atalho e acabam chegando em outra cidade, vazia, porém com uma enorme quantidade de barracas de comida. 

Aproveitam para descansar, mas Chihiro fica com um pé atrás da situação e acaba não consumindo nada. Ao explorar a cidade, encontra com um menino, o Haku, que pede para ela ir embora. 

Nesse meio tempo a noite cai aos poucos e seres estranhos começam a aparecer na cidade. Esses seres não são exatamente espíritos, mas vivem nessa “segunda dimensão” e não toleram humanos.


Chihiro vai atrás de seus pais, mas nesse momento já tinham se transformado em porcos. Então, na última tentativa de escapar, um rio apareceu no caminho até a entrada onde está estacionado e carro. A menina e seus pais porcos, ficam presos nessa cidade. 

Então, Haku, decide ajudá-la, pois os dois tem uma forte ligação que não sabem explicar. Por isso, a menina fica na cidade, tentando se infiltrar nesse mundo diferente e salvar seus pais.


Toda a aventura que ela vive é mostrada como acontece o crescimento e amadurecimento. 

Os obstáculos que ela enfrenta é o mesmo que qualquer adolescente passa, como ser aceito em um mundo que não conhece, como ser aprovado pelos seres que dominam o ambiente, como enfrentar os sentimentos de distanciamento dos pais, assim como, o primeiro amor. 

Mas as mudanças na personalidade e no jeito de encarar as situações se transformam de maneira sutil e de forma gradativa.


A animação tem várias camadas que podem ser reveladas com um pouco mais de atenção. 

Isso tudo, claro, nos remetendo as descobertas da adolescência, ou seja, o crescimento e desenvolvimento da personalidade, sexualidade, inteligência e ideais. 

Além de encaixar em um olhar formidável sobre a sociedade, comparando humanos e o capitalismo, no qual o dinheiro compra tudo, com porcos. 

E todas essas fatias são recheadas com misticismo e outros elementos da cultura japonesa, que Hayao sempre demonstra em suas animações, que tem necessidade de ser resgatada e salva, assim como a natureza.


 -Minha opinião: Aqui se encontra um dos maiores filmes para traumatizar crianças (se você assistiu quando criança deve me entender) com uma personagem levemente irritante no início. 

A viagem de Chihiro é um filme que começa um tanto confuso e termina quase que confuso também, porem toca tão fundo na alma que você se sente imerso e satisfeito com a obra (ainda assim não recomendo assistir com sono). 

Os gráficos são bons até hoje na minha opinião, e trilha sonora não fica atrás. 

Carrega consigo diversos prêmios (literalmente prêmio pra caramba), e entre um deles, o Oscar de melhor animação do ano em que concorreu, e é também o único filme em língua não-inglesa a ganhar o prêmio até hoje. 

A cada vez que você o revê compreende mais e mais sobre a obra e as simbologias, porem se não é do tipo que gosta de ficar ré assistindo não tem problema, dá para aproveitar da mesma maneira.

Esse filme pode incomodar um pouco aqueles que não curtem muito o “espiritismo japonês”, mas não quem admira uma boa história.

Contem personagens excêntricos e alguns até mesmo assustadores em alguns pontos como por exemplo o “sem rosto”


Autor: Animesbaku



Postar um comentário

1 Comentários

  1. não concordo muito com a parte da adolescência, mas por ser uma obra de interpretação relativamente aberta, muita gente pode interpretar diferente algumas coisas, o legal é justamente isso.

    ResponderExcluir